Português Italian English Spanish

Instituto Erling Lorentzen - Desenvolvimento Sustentável e Social

  iesl@iesl.org.br   +55 (27) 3248-0076
Menu

QUEM SOMOS

 

HISTÓRICO

O Instituto Erling Lorentzen - iESL é uma grande oportunidade de perpetuar ao máximo a atuação otimista, enérgica e determinada do Sr. Lorentzen na condução de seus projetos e de sua própria vida; com ações concretas e efetivas comprometidas com a melhoria da qualidade de vida e o fomento de ações com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Desde 1994, o compromisso do proprietário da Fazenda Noruega – Pedra Azul, tem sido desenvolver o empreendedorismo sustentável, oportunizando a transformação social através da valorização do capital humano, fazendo a gestão ecológica das águas, preservando o solo, a flora e a fauna nativa. Para disseminar as práticas socioambientais, hoje, o iESL realiza diversas atividades, como o “Projeto Conhecendo as Práticas Socioambientais da Fazenda Noruega”, que já recebeu, voluntariamente, cerca de 24.000 pessoas desde 2011, também atua no desenvolvimento social da criança e do adolescente, viabilizando o “Projeto Artes Marciais”, que recebe os Centros de Educação Infantil da Comunidade de Pedra Azul do Aracê, e seu entorno, e o “Projeto Descobrindo Talentos” que atende estudantes com indícios de altas habilidades da EEEFM Pedreiras. O iESL tem o desenvolvimento sustentável como meta e as crianças como prioridade. Seu criador o Senhor Erling Lorentzen, sempre praticou grandes contribuições para a comunidade local. Nesse contexto, financiou a construção da primeira Creche de Pedra Azul do Aracê e posteriormente contribuiu para a ampliação da mesma, além de receber voluntariamente 4.000 crianças de escolas públicas por ano. O iESL nasce com o imenso desafio e responsabilidade de manter, difundir, e, se possível, ampliar o exemplo de trabalho socioambiental do Sr. Erling Lorentzen.

 

MISSÃO

Praticar e promover os princípios básicos do desenvolvimento sustentável (social-ecológico-econômico) nas comunidades eleitas pelo iESL através de exemplos comprovados por projetos executados com foco na educação socioambiental, buscando formar pessoas que contribuam para um mundo melhor.

 

VISÃO

Ser uma instituição de referência socioambiental nos territórios em que atua.

 

VALORES

1. Ética

2. Tradição

3. Planejamento

4. Simplicidade

5. Objetividade

6. Solidariedade

7. Cidadania

8. Aplicabilidade

9. Inovação

10. Desenvolvimento Contínuo

11. Responsabilidade Ambiental e Social

12. Informações consolidadas e acessíveis

13. Comprometimento com o resultado

14. Sustentabilidade

 

  TÍTULOS

  • Representante titular no Conselho Consultivo do Parque Estadual de Pedra Azul (CONPEPAZ), representando o setor Organização Não-Governamental (ONG) Ambientalista;
  • Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu (CBH);
  • Reconhecimento como Entidade Ambientalista pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEAMA/ES;
  • Chancela de "Sala Verde Instituto Lorentzen" pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA, por meio do Departamento de Educação Ambiental - DEA da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental e as diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA.

 

PLANO DE MANEJO

⇒ PLANO DE MANEJO FAZENDAS NORUEGA